Olá Queridas Mamães, papais e cuidadores. Se vocês chegaram a esse artigo é porque estão preocupados com a saúde de seus bebês.
Hoje, vamos abordar um tema comum que gera muitas dúvidas: a necessidade de limpar a linguinha do bebê diariamente, especialmente quando ele se alimenta exclusivamente de leite materno.
Vamos explorar por que essa prática pode não ser necessária e como podemos cuidar da saúde bucal dos bebês de maneira adequada.
Eu sei que a linguinha branca ou com uma camada esbranquiçada nos leva a pensar que há um acúmulo de leite ou “sujidade”, levando à ideia de que é necessário limpar a língua do bebê para evitar problemas de saúde bucal.
No entanto, é importante entender que a camada esbranquiçada na língua do bebê é uma ocorrência natural e normal, especialmente em bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno, sua composição é de partículas do leite materno e células da mucosa oral. Inclusive, essa camada é importante porque os anticorpos do leite materno são capazes de prevenir possíveis infecções bucais.
Então como cuidar da saúde bucal do meu bebê?
Embora não seja necessário limpar a língua do bebê diariamente, existem outras medidas que podemos tomar para promover uma boa saúde bucal desde os primeiros dias de vida:
- Amamentação Correta: garantir que o bebê esteja mamando corretamente (fazendo a pega correta) traz benefícios a saúde geral do seu bebê inclusive permite que ele desenvolva bem a musculatura orofacial.
- Primeira Escovação: quando os primeiros dentes começarem a surgir, concomitante a introdução alimentar, por volta dos seis meses de idade, é importante começar a escovar os dentes do bebê com uma escova de cerdas macias e uma pequena quantidade de creme dental (aqui temos outro dilema, com fluor ou sem fluor? Calma, temos um artigo aqui sobre esse assunto).
- Acompanhamento Odontológico: não podemos esquecer de agendar consultas regulares com um(a) odontopediatra para monitorar o desenvolvimento da saúde bucal do nosso bebê além de receber orientações específicas a cada fase de cuidado.
Portanto, embora a limpeza da língua do bebê possa parecer uma preocupação válida, especialmente para mães e pais de primeira viagem, é importante entender que a presença de uma camada esbranquiçada na língua é uma ocorrência normal, especialmente em bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno. Ao focar em medidas como uma amamentação correta, limpeza bucal adequada a idade e acompanhamento odontológico regular, podemos garantir a saúde bucal do nosso bebê.
Lembre-se sempre de buscar orientação profissional em caso de dúvidas.
Venha participar da nossa comunidade exclusiva de mães. Aqui todas as mamães são queridas e muito bem-informadas.